Um conto...

Uma vez um pai estava continuamente a ser incomodado pelo seu filho. Pensando em ocupá-lo muito tempo, arrancou um mapa de um velho atlas de geografia, onde estavam todas as nações da terra com as cidades mais importantes. Cortou o mapa em pedaços e entregou ao filho para construir o puzzle. Pensando que por muito tempo o filho não o aborreceria. Passados poucos minutos, regressa a criança com as peças todas no seu sítio.
O pai admirado, pergunta-lhe como conseguiu tão depressa?
Respondeu a criança: muito simples, pai. No verso estava desenhado um homem. Primeiro reconstruí o homem. Assim o mundo ficou automaticamente ordenado. (Negri)


Cada um de nós é uma pessoa em construção. Uma construção que exige esforço e paciência.
S. Paulo fala-nos de uma construção em uma das suas cartas, consegues localizar a citação Bíblica em que S. Paulo fala dessa construção?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

5 Presenças:

gracinda farraia disse...

Parabéns pelo blog!
Vou arriscar uma resposta.
S. Paulo fala da construção do homem novo na Carta aos Efésios 4,22-24.
Será esta a resposta?

Sofia, fsp disse...

Obrigado Gracinda pela resposta... essa estaria bem, mas há outra passagem em S. Paulo que fala da construção da comunidade. Querem continuar?

Raquel disse...

Bem, como dizem na RFM, vale a pena pensar nisso. E lembremo-nos que a construção do homem começa com a nossa própria construção!

Gosto do blog! Está muito especial o post sobre a Alegria, a verdadeira!

Ah, e é refrescante ver que as provocações da Sofia continuam as mesmas com o passar dos anos! Já não tens emenda!! (ainda bem)

Continuem, um beijinho grande,

Raquel

Tatiana disse...

Hello!!! Vamos lá ver se é esta a resposta (esta sim é difícil, lol).
Eu penso que S.Paulo aborda a construção do homem, enquanto parte integrante de uma comunidade. Na 1ªCarta aos Coríntios(toda ela é importante), mas onde é mais evidente esta necessidade de construção,do homem não para seu proveito, mas para a comunidade é "V.Os carismas" 12(os carismas e o seu uso (dons));(Imagem do corpo). Ou seja, tal como um puzzel, só está completo(e tem graça) quando a infíma peça lá se encontra. Assim todos somos importante ninguém é mais que ninguém, simplesmente somos diferentes e necessários á comunidade, quando bem tratados e capacitados para realizar a nossa função. Tal como os membros de um corpo(o "membro" que estiver com problemas deve ser ajudado e não regeitado, pois tudo faz falta).

Citações:
3(o mistério da pregação)-"Aquele que planta e aquele que rega são iguais; e cada um vai receber o seu próprio salário, segundo a medida do seu trabalho. Nós trabalhamos juntos na obra de Deus, mas o campo e a construção de Deus sois vós."

12(Dons) — "Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo;(...),que realiza tudo em todos.Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos.A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria;(...).Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isto, distribuindo os seus dons a cada um, conforme Ele quer."
12(A Imagem do corpo)"De facto, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo.Pois todos fomos baptizados num só Espírito para sermos um só corpo, quer sejamos judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito."

Desculpem a resposta está muito grande...lol. Mas achei necessário dizer tudo ;oP.

Beijinhos Tathy. Espero que seja isto lol...eheheheh.

Tatiana disse...

Hello!!! Vamos lá ver se é esta a resposta (esta sim é difícil, lol).
Eu penso que S.Paulo aborda a construção do homem, enquanto parte integrante de uma comunidade. Na 1ªCarta aos Coríntios (toda ela é importante), mas onde é mais evidente esta necessidade de construção, do homem não só para seu proveito, mas para a comunidade é "V.Os carismas" 12 (os carismas e o seu uso (dons)); (Imagem do corpo). Ou seja, tal como um puzzle, só está completo (e tem graça) quando a ínfima peça lá se encontra. Assim todos somos importante ninguém é mais que ninguém, simplesmente somos diferentes e necessários á comunidade, quando bem tratados e capacitados para realizar a nossa função. Tal como os membros de um corpo (o "membro" que estiver com problemas deve ser ajudado e não rejeitado, pois tudo faz falta).

Citações:
3(o mistério da pregação)-"Aquele que planta e aquele que rega são iguais; e cada um vai receber o seu próprio salário, segundo a medida do seu trabalho. Nós trabalhamos juntos na obra de Deus, mas o campo e a construção de Deus sois vós."

12(Dons) — "Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo (...), que realiza tudo em todos. Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito para a utilidade de todos. A um, o Espírito dá a palavra de sabedoria (...).Mas é o único e mesmo Espírito quem realiza tudo isto, distribuindo os seus dons a cada um, conforme Ele quer."
12(A Imagem do corpo) "De facto, o corpo é um só, mas tem muitos membros; e no entanto, apesar de serem muitos, todos os membros do corpo formam um só corpo. Assim acontece também com Cristo. Pois todos fomos baptizados nuns só Espírito para sermos um só corpo, quer sejam judeus ou gregos, quer escravos ou livres. E todos bebemos de um só Espírito."

Desculpem a resposta está muito grande...lol. Mas achei necessário dizer tudo ;oP.

Beijinhos Tathy. Espero que seja isto lol...eheheheh.
(Este já não têm erros...)