Dar testemunho pela celebração da fé que recebemos


Texto: Que foi?- disse ele. Eles responderam-lhe: O que concerne a Jesus de Nazaré... (Lucas 24,19)

Deuteronómio 6, 3-9 O Senhor, nosso Deus, é o Senhor que é UM
Salmo 34 Bendirei o Senhor em todo tempo

Actos 4, 32-35 ... tinham um só coração e uma só alma
Lucas 24, 17-21 Quanto a nós, nós esperávamos...

Comentário
Temos uma enorme dívida de gratidão para com aqueles que, com a sua fé, nos deram fundamentação para a nossa vida cristã de hoje. Numerosos homens e mulheres, através da sua oração, testemunho e culto a Deus, asseguraram que a fé se transmitisse às novas gerações. Na Escócia temos uma impressionante história do cristianismo. Tivemos São Ninian, no século IV, São Columbos, no século VI, e os vários santos celtas cuja fé estava enraizada no amor de Deus e na contemplação da criação. A fé do povo escocês pode também ser vista no papel muito importante vivido na difusão da Reforma do século XVI e no modo como esse espírito foi firmemente mantido desde então.
As leituras de hoje afirmam a importância de sustentar na comunidade a fé, para que se possa assegurar a disseminação da Palavra de Deus. A passagem do Deuteronómio dá-nos a bela prece dos irmãos e irmãs do judaísmo, que todos os dias usam essas palavras para louvar a Deus. O salmo convida-nos a dar testemunho através do louvor pelo que temos recebido como crentes, de forma que a nossa fé possa ser mostrada através de preces de glorificação a Deus e acção de graças. O texto de Actos revela-nos uma comunidade unida na fé e na caridade. A passagem do evangelho mostra-nos Jesus como centro do que recebemos pela fé.
Ao unirmo-nos com as nossas irmãs e irmãos cristãos na oração pela unidade esta Semana, acolhemos a rica variedade da herança cristã. Oramos para que a consciência da nossa herança comum possa unir-nos mais estreitamente à medida que progredimos na fé.

Oração
Senhor Deus, nós te damos graças por todas as pessoas e comunidades que nos comunicaram a mensagem da Boa Nova, e que assim nos deram um sólido fundamento para a nossa fé hoje. Pedimos para que nós também possamos, juntos, dar testemunho da nossa fé, a fim de que outros te possam conhecer e confiar na verdade de salvação oferecida em Jesus Cristo pela vida do mundo.

Questões para refletir
1. Quem inspirou te na tua fé?
2. Quais são os aspectos da fé que te inspiram na vida quotidiana?
3. Quais são, para ti, os mais importantes ensinamentos que já recebeste?
4. Como reconheces a acção de Deus em ti, na transmissão da fé às futuras gerações?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: