Testemunhas através da atenção aos factos


Texto: Tu és decerto o único homem de passagem por Jerusalém que não tenha sabido o que se passou nestes dias! (Lucas 24,18)

1 Samuel 3, 1-10 Fala, Senhor, o teu servo escuta.

Salmo 23 O Senhor é meu pastor!

Actos 8, 26-40 Filipe anunciou-lhe a boa nova de Jesus

Lucas 24, 13-19a ... seus olhos estavam impedidos de o reconhecer
Comentário
O crescimento na fé é uma caminhada complexa. Muitas pessoas no nosso mundo de hoje enfrentam variadas pressões e responsabilidades. É fácil não perceber o amor de Deus revelando-se a nós na nossa vida e na nossa experiência quotidiana. Quanto mais nos rodearmos de tensões e atividades, maior é a possibilidade de não perceber o que de facto está bem diante dos nossos olhos. Como os dois discípulos do evangelho, às vezes pensamos que sabemos o que é a realidade, e tentamos explicar a outros o nosso ponto de vista, mas ainda assim não nos damos conta da plena verdade. No nosso mundo de hoje somos convidados a perceber Deus nos surpreendentes e inesperados factos da vida.
Na nossa leitura do Antigo Testamento, ouvimos como Deus chama Samuel para dar testemunho. Em primeiro lugar, Samuel precisa de ouvir essa palavra. Esse acto de ouvir requer uma aberta disposição e um desejo de prestar atenção à voz de Deus.
Esse desejo de ouvir a Palavra de Deus é também vivenciado tanto por Filipe como pelo etíope, no texto de Actos. Eles dão testemunho da fé ao responder ao que lhes está a ser pedido naquele preciso momento. Eles escutam atentamente e respondem de modo adequado.
O salmo do Bom Pastor reflecte a tranquila confiança de alguém que percebe a ternura cuidadosa de Deus, que junta o rebanho e o leva a verdes pastagens.
Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, buscamos perceber Deus nos factos e experiências do nosso dia a dia. Encontramos pessoas que já conhecemos e outras que ainda nos são desconhecidas. Nesses encontros aprendemos com as experiências espirituais uns dos outros e assim obtemos uma nova visão da realidade de Deus. Essa consciência da presença de Deus desafia-nos a trabalhar pela unidade cristã.

Oração
Senhor Jesus, Bom Pastor, tu nos encontras e permaneces conosco na vida diária. Oramos pela graça de estar conscientes de tudo que fazes por nós. Pedimos que nos prepares para estarmos abertos a tudo o que ofereces e que nos conduzas unidos num só rebanho.

Questões para refletir:
1. Quando tens dado conta da presença de Deus na tua vida?
2. Estás atento a tragédias e celebrações mundiais e percebe como as nossas Igrejas poderiam responder a isso conjuntamente?
3. Basta estar atento, ou há algo mais que tu poderias fazer para dar testemunho da tua fé?
4. Como percebes Deus quando a realidade da presença de Deus não corresponde às tuas expectativas?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: