Testemunhas através de histórias partilhadas


Texto: Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais? (Lucas 24,17)

Jeremias 1, 4-8 Para onde eu te enviar, irás.

Salmo 98 Cantai ao Senhor um canto novo.

Actos 14, 21-23 Fortaleciam a alma dos discípulos, encorajavam-nos a manterem-se firmes na fé.

Lucas 24, 13-17a Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?

Comentários
A partilha das nossas histórias é um poderoso modo de dar testemunho de nossa fé em Deus. Ouvirmo-nos uns aos outros com respeito e consideração permite-nos encontrar Deus na própria pessoa com quem estamos a fazer a partilha.
A leitura de Jeremias oferece-nos um potente testemunho do chamamento de Deus ao profeta. Ele deve partilhar o que recebeu e assim fazer com que a Palavra de Deus seja ouvida e vivenciada.
Esse chamamento para proclamar a Palavra de Deus é também experimentado pelos discípulos na Igreja nascente, como se percebe na leitura de Actos.
O Salmo faz-nos cantar a Deus com um espírito de louvor e acção de graças.
O evangelho de hoje apresenta um Jesus que ilumina a nossa cegueira e dispersa os nossos desânimos. Ele ajuda-nos a compreender as nossas histórias dentro do desenvolvimento do plano de Deus.
Durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, escutamos as histórias de fé que nos vêm de outros cristãos, a fim de encontrar Deus na variedade dos caminhos em que o próprio Deus se revela a nós. Temos consciência de que podemos partilhar com outros através da tecnologia da realidade virtual. Os meios modernos de comunicação podem nos ajudar a partilhar de modo mais amplo, e assim criar uma comunidade que é maior e mais espalhada do que o que alcançaríamos com contato puramente físico.
Ao escutar com atenção, crescemos em fé e amor. Apesar da diversidade dos nossos testemunhos pessoais e colectivos, encontramo-nos interligados na única história do amor de Deus por nós, revelado em Jesus Cristo.

Oração
Deus da História, nós te agradecemos por todos os que têm partilhado connosco a sua história de fé e assim deram testemunho da tua presença nas suas vidas. Nós te louvamos pela variedade das nossas histórias, de pessoas e de Igrejas. Nessas histórias vemos o desenvolvimento da única história de Jesus Cristo. Pedimos coragem e convicção para partilhar a nossa fé com aqueles com quem nos colocamos em contacto, e assim possibilitar que a mensagem da tua Palavra se divulgue para todos.

Questões para refletir:
1. Tu estás a espalhar o Evangelho ou só a espalhar boatos?
2. Até que ponto tu ou a tua Igreja estão dispostos a envolver-se na história dos outros?
3. Até que ponto tu estás disposto a partilhar com os outros as tuas histórias de fé, e assim dar testemunho da presença de Deus nas suas experiências pessoais de vida e morte?
4. Tu estás consciente do enorme potencial para o bem que os modernos meios de comunicação oferecem hoje à Igreja?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: