Testemunho através da esperança e da confiança


Texto: Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? (Lucas 24,38)

Jó 19, 23-27 Meus olhos o verão, ele não será estranho

Salmo 63 Minha alma tem sede de ti.

Actos 3, 1-10 O que tenho, isso te dou.

Lucas 24, 36-40 Os discípulos estavam espantados e cheios de medo.

Comentário
Durante a sua caminhada na vida e na fé, os cristãos experimentam momentos de dúvida. Quando os cristãos não conseguem reconhecer a presença do Cristo ressuscitado, estar juntos às vezes torna as suas dúvidas mais pesadas em vez de aliviá-las.
O desafio que se coloca diante dos cristãos é continuar a acreditar que, mesmo quando não vêem ou não sentem a presença divina, Deus continua com eles. As virtudes da fé, da esperança e da confiança permitem que eles testemunhem que a sua fé vai além das suas próprias possibilidades.
Na figura de Jó, temos um exemplo de alguém que enfrentou tribulações e desafios difíceis e até discutiu com Deus. Na fé e na esperança, porém, ele acreditava que Deus permaneceria a seu lado. Essa confiança e convicção aparecem também nas acções de Pedro e João, no relato do encontro com o homem de pernas atrofiadas, como nos é descrito nos Actos. A sua fé no nome de Jesus leva-os a testemunhar energicamente diante de todos os presentes.
O salmo de hoje é uma prece que expressa o nosso profundo desejo pelo amor sempre presente de Deus.
O nosso encontro durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos leva as nossas comunidades a crescer na fé comum, na esperança e no amor. Damos testemunho a todas as pessoas do amor firme e constante de Deus e afirmamos diante da nossa própria Igreja a fidelidade a Deus.
Quanto mais unidos testemunharmos, mais forte será a nossa mensagem.

Oração
Deus da esperança, partilha connosco a visão de uma única Igreja, e derruba as nossas dúvidas. Aumenta a nossa fé na tua presença para que todos os que acreditam em ti possam adorar-te juntos em espírito e verdade. Oramos especialmente por todos aqueles que estão em dúvida neste momento, ou cujas vidas se gastam nas sombras do perigo e do medo. Fica com eles e dá-lhes a tua presença consoladora.
Questões para refletir:
1. Como lidas com os teus próprios medos e dúvidas?
2. Como podes ser, através do teu comportamento, motivo de medo ou ansiedade para outros?
3. Em que situações enfrentaste os teus próprios medos e dúvidas e assim deste testemunho da tua fé em Cristo, ao superar essas dificuldades?
4. Como é que as comunidades cristãs podem encorajar-se mutuamente na fé e na esperança?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: