Testemunho através do sofrimento


Texto: Não era preciso que o Cristo sofresse isso para entrar na sua glória? (Lucas 24,26)

Isaías 50, 5-9 Ele está próximo, aquele que me justifica!

Salmo 124 Nosso socorro é o nome do Senhor.

Romanos 8, 35-39 O amor de Deus manifestou-se em Jesus Cristo.

Lucas 24, 25-27 Ele lhes explicou em todas as Escrituras o que lhe concernia.

Comentário
Em anos recentes, dois acontecimentos que tiveram lugar na Escócia puseram subitamente esse pequeno país no centro das atenções dos meios de comunicação. O ataque com bomba a um avião sobre Lockerbie e o massacre de crianças numa escola chamaram a atenção para este país, que sempre guardará lembrança da terrível perda de vidas humanas. Os dois eventos causaram sofrimento e inimaginável angústia a um grande número de pessoas e as consequências foram sentidas muito além das fronteiras físicas dos dois lugares de desastre. Pessoas inocentes encontraram a morte em circunstâncias horríveis.
A realidade do sofrimento é algo de que o profeta Isaías fala vigorosamente no texto de hoje, no qual ele nos recorda que Deus nunca se conforma em ver a humanidade sofrer. Em resposta, o salmo proclama a confiança que os fiéis devem conservar no seu Salvador.
A carta aos Romanos proclama a certeza de que o amor é sempre o mais forte e que a tristeza e o sofrimento não hão de prevalecer. Antes de oferecer ao mundo a ressurreição, Cristo assumiu uma terrível morte e a profunda escuridão do túmulo, para estar plenamente connosco em nossos momentos mais difíceis.
Seguindo as pegadas do Senhor, os cristãos que buscam a plena unidade mostram sua solidariedade àqueles que entre eles se defrontam com trágicas situações de sofrimento, proclamando que o amor é mais forte do que a morte. Foi da extrema humilhação do túmulo que a ressurreição se tornou um novo sol para a humanidade, um clamoroso anúncio da vida, do perdão e da imortalidade.

Oração
Deus, nosso Pai, olha com compaixão as nossas situações de pobreza, sofrimento, pecado e morte; nós te pedimos perdão, cura, conforto e apoio nas nossas dificuldades. Nós te agradecemos por todos aqueles que conseguem ver a luz na sua aflição. Possa o teu Divino Espírito ensinar-nos a grandeza da compaixão e ajudar-nos a ficar ao lado dos nossos irmãos e irmãs em dificuldade. Cheios desse Espírito, possamos unidos proclamar e partilhar com o mundo a vitória do teu Filho, que vive para sempre.

Questões para refletir
1. Como podes demonstrar empatia para com os que sofrem e se encontram em dificuldade?
2. Que sabedoria e mais profundo conhecimento tens obtido através dos sofrimentos que experimentaste na vida?
3. Como expressas solidariedade com o sofrimento e a opressão que tantas pessoas que vivem na pobreza experimentam? Qual é a tua própria experiência desse tipo de situação?
4. Como dás testemunho da misericórdia de Deus e da esperança que encontras à luz da cruz de Cristo?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: