SALA DE AULA


Numa sala de aula foi realizada uma experiência interessante. A prof. pôs diante dos alunos um quadro e pediu que eles, em trinta linhas, o descrevessem. Tratava-se de uma paisagem rural, com árvores, flores, alguns animais e água. Não era permitido fazer nenhuma pergunta, nem trocar impressões.
Após 45 minutos, a prof. recolheu os trabalhos. Quem os lesse, dificilmente pensaria que tinham sido inspirados no mesmo quadro. Cada aluno projectou um pouco de si naquela paisagem: o estado de alma, as experiências, a emotividade, a sensibilidade artística... tudo havia filtrado a realidade. Eles escreveram aquilo que viam, mas, descreveram também um pouco daquilo que cada um era.
O nosso modo de ser, a nossa história pessoal, é uma espécie de filtro que modifica parcialmente as realidades, para pior ou para melhor. Há pessoas que vêem o mundo com óculos escuros e tudo lhes parece obscuro e sombrio; outras que têm o sol dentro de si e, por isso, vêem todas as paisagens iluminadas. Uma pessoa honesta está mais inclinada para ver honestidade nos outros; uma rancorosa e pessimista vê maldade e negativismo em tudo. Nesse sentido, podemos dizer: «diz-me como julgas e dir-te-ei quem és...» Talvez seja por isso que o Evangelho, sempre sábio, nos aconselha: «Não julgueis...» E, em outra oportunidade: «A medida que usardes com os outros será usada convosco.»

Histórias de vida
Ed. Paulinas

Para Reflectir:

Consideras-te uma pessoa optimista ou pessimista?
Vigias os teus pensamentos e palavras?
Que cor tem o mundo que te rodeia?

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: