Maria...

Hoje termina o mês de Maio... mês normalmente dedicado a Maria. De um modo geral nas nossas paróquias são organizadas inúmeras iniciativas em torno desta grande Mulher, aquela que gerou o Salvador do Mundo, Jesus.
Como te tens deixado tu interpelar por Maria?
Sente-la como a tua mãe na fé, ou é somente mais uma pessoa/personagem que te dizem para acreditares na catequese?
Pensa bem no papel de Maria... A mulher do Sim, a mulher que visita a sua prima, a mulher da alegria, a mulher da presença, a mulher da intercessão, a mulher também do sofrimento...
Será que também tu estás disposta a ser Mulher como ela?

Pensa nisso... e deixa a tua opinião.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tarde de Oração


No dia 22, Domingo, tivemos na nossa comunidade do Funchal mais uma tarde de oração, sob o tema: JMJ História, Programa e sentido.
Foi uma tarde bem passada a rezar, partilhar e jogar! Eramos nove a rezar por todos os que nos vamos encontrar nas JMJ, para esta seja uma festa da fé para todos e encontro bom e produtivo, que nos revitalize na nossa fé cristã. Nesta oração fomos convidados a recomendar a alguém a pessoa nos tem ajudado a crescer na fé, que é para nós uma referência. E como foi bom juntas cantarmos o hino das jornadas, sentido-nos assim em união com todos os que em Madrid nos encontraremos e com os que não poderão lá estar!
Deixamos aqui uma oração pequenina, mas tão grande, experimenta rezá-la:

Senhor,

faz de mim uma Carta de recomendação para
todos os jovens que estão comigo. Na escola, no trabalho,
na universidade, na minha família, em cada
momento do meu dia. Que eu seja uma Carta, uma
Carta que orienta para ti, Senhor!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

45º Dia Mundial das Comunicações Sociais


Olá minhas amigas,

no próximo dia 5 de Junho celebra-se o 45º dia Mundial das Comunicações Sociais sob o tema: Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital . Hoje deixo-vos um pouco da mensagem de Bento XVI para este dia:

"Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenómeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet. Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.

Aparecem em perspectiva metas até há pouco tempo impensáveis, que nos deixam maravilhados com as possibilidades oferecidas pelos novos meios e, ao mesmo tempo, impõem de modo cada vez mais premente uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital. Isto é particularmente evidente quando nos confrontamos com as extraordinárias potencialidades da rede internet e a complexidade das suas aplicações. Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano.

No mundo digital, transmitir informações significa com frequência sempre maior inseri-las numa rede social, onde o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Esta dinâmica contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas. Por outro lado, isto colide com alguns limites típicos da comunicação digital: a parcialidade da interacção, a tendência a comunicar só algumas partes do próprio mundo interior, o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo.

Sobretudo os jovens estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida. O envolvimento cada vez maior no público areópago digital dos chamados social network, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser. A presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilha, de «amizades», confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio «perfil» público."

Espero que vos ajude a reflectir sobre os Meios da Comunicação na nossa Vida!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Deus se Antecipa ao Homem


Ao iniciar a minha caminhada cometi quatro erros:
acreditei que era eu quem o recordava,

o conhecia,

o amava e o procurava.
Quando cheguei ao fim da jornada, vi que

a sua lembrança precedera a minha,

o seu conhecimento precedera o meu,

o seu amor chegara antes do meu,

e ele me havia procurado antes,

para que eu o procurasse.


Al-Bistami

E tu? Já pensaste nisto? Ele está sempre um passo à nossa frente! É Ele que nos guia. Continua a procurá-lo na certeza de que Ele já te encontrou! Tem uma óptima semana, na Sua companhia!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Jesus... a quem procuras?

Jesus percorria todas as cidades e aldeias.
Quem é que Ele procurava?
Entra no teu quarto interior e fecha as janelas, entra como um outro visitante.
Para que Deus apareça, para que a sua presença na fé se faça densa, consciente e refrescante, com uma atenção aberta, livre de pessoas e de clamores.
Assim como o trigo não brotará se a terra não estiver arroteada e oxigenada, também nós temos de preparar o terreno para acolher o mistério da graça.
Sentimo-nos como uma mistura incoerente de pedaços de nós próprios que se lançam em diferentes direcções.
E por estarmos divididos,
Sentimo-nos vencidos.
Por estarmos desintegrados,
Sentimo-nos derrotados, incapazes de sermos senhores de nós próprios, desassossegados e infelizes.
Há um conjunto de fenómenos, de acontecimentos e coisas que prende a nossa atenção, que perturba a nossa quietude interior, que nos excita e nos dissocia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

TOCAR

Esta semana é a Semana dedicada à oração pelas vocações cujo tema é: «Foste escolhida/o, espalha a Palavra!»
Mas que implicações tem esta semana na tua, vida? Aparentemente nenhuma, se não te deixaste tocar por Aquele que te chama a ir mais além no teu quotidiano.
Repito, esta semana não tem nenhuma importância se não te deixaste TOCAR por Jesus.
Mas que significa deixar-se TOCAR? Significa...
T = Tu
O = Olha
C = Com
A
= Amor
R = Radical
para quem? Para JESUS!
Pois foi assim que Ele olhou para ti por primeiro.Será que já alguma vez pensaste em parar e perguntar a Jesus o que é que Ele anda a sonhar para ti, ou simplesmente és tu que andas a sonhar e a percorrer caminhos e sonhos que desejas para ti.
A famosa pergunta: o que é que queres ser quando fores grande? É uma pergunta muito pertinente! Só que ela está a perguntar-te pelo SER e não pelo FAZER, e o que normalmente nós respondemos à pergunta tem profundamente implicito o verbo fazer. Por isso respondemos: médico, educadora infantil, artista de teatro, professora/o....
Mas que significa ser médica, educadora infantil, artista, professora...? Tudo isto designa uma carreira, uma habilidade... para nos sustentarmos económicamente e contribuir de alguma forma para o bem da sociedade, o que já não é mau!
Só que quando falamos em vocação, em SER, estamos a introduzir outros elementos no pensamento e na decisão. Já não é só mais a minha vontade que está em jogo, os meus desejos... mas a vontade de Deus que está em mim e que me impulsiona a ir mais além para corresponder a uma missão, que é contribuir para a salvação da humanidade e da minha.
Pensa nisso... Procura escutar Jesus mais atentamente... Mas sobretudo pergunta-Lhe: o que é que Tu, Jesus, andas a sonhar para mim?
Se quiseres, espero um feed-back teu...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Tenhamos fé n'Ele

Amigo,
quantas alegrias e momentos bons passámos juntos.
Perto de ti, senti-me ancorado num porto seguro.
Tu lá estavas à minha espera,
para que quando eu lá aportasse
não me afrontasse com a solidão de um porto isolado.
Lá estavas com um sorriso sempre colorido.
Nenhuma das cores perdia a frescura de sempre!
Num abraço caloroso eu disse-te:
Amigo, vem daí,
parte comigo em busca de umanova amizade.
À procura de novos amigos?
Claro! Na certeza de podermos encontrar
Aquele que neles quer construir amizade connosco.
Vamos rápido!
Vamos encher de amigos este nosso barco!
Não tenhas medo,
porque o Senhor acalmará as ondas que nos amedrontam.
Tenhamos fé n'Ele
e vivamos com Ele a amizade em festa!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS