Mais uma vez é Quaresma

O que esses quarenta dias podem significar para ti? Dentro de quarenta dias como estarás: mais perto ou mais longe da vontade de Deus? Mais santificada ou mais corrompida? O resultado final do período de quaresma depende de como tu vais viver cada dia desse tempo chamado biblicamente de “momento favorável” ou “dia da salvação” (2Cor 6,2).
Os habitantes de Nínive fizeram deste período de quarenta dias uma oportunidade de mudança. Se tu parares para reflectir sobre a tua própria pessoa, tenho a certeza de que te vais dar conta que desejas mudar em alguma coisa, assim como desejas que haja mudanças no ambiente à tua volta e nas pessoas que convivem contigo…
Faz-nos bem querer mudar e faz-nos melhor ainda acreditar que podemos mudar. Mas é bom levar em conta o significado bíblico de “quarenta dias”. As mudanças verdadeiras precisam de tempo para se concretizarem dentro de nós. A pressa, a falta de paciência, o não saber suportar a demora são atitudes que prejudicam a mudança do que mais desejamos, assim como a tentação de desistir da mudança só porque, no caminho para ela, tropeçamos ou caímos algumas vezes.
O anúncio de Jonas certamente provocou uma crise nos habitantes de Nínive. O nosso estilo de vida moderno, baseado no consumo, está em crise. Ninguém gosta da palavra “crise”, mas poucos sabem que “crise” vem de “crisol”, o lugar onde se purifica o ouro e a prata. No campo da psicologia, a crise é sempre vista como sinal que aponta para a necessidade de mudança. Por isso, crise é sinónimo de “oportunidade de mudança”.
Quando precisas enfrentar alguma crise no campo afectivo, escolar, religioso ou na convivência com as pessoas, aproveita essas oportunidades para realizar as mudanças que se mostram necessárias. Tudo depende de ti, se aceitas repensar tuas atitudes e modificar o teu comportamento. Depende de ti se aceitas viver as tuas crises como oportunidades de mudança.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Presenças: