Jornada da Juventude, uma grande questão!

Em pleno início da Semana de Oração pelas Vocações, a Diocese de Lisboa, celebrou a sua jornada da Juventude em Alcobaça. Pode-se dizer que os jovens «eram muitos» (cerca de 400), mas a pergunta que me surge é: será que a diocese de Lisboa, tão grande e extensa no seu território, só tenha 400 jovens? Eu não acredito!!! Onde andarão então os jovens? Será que a Igreja já não desempenha um papel importante nas suas vidas a ponto de os congregar e reunir? Como fala a Igreja? Será que fala a mesma linguagem? Das mesmas problemáticas? Ou andará também iludida que diminiu simplesmente a taxa de natalidade e não há nada a fazer?!

Eu estive lá! Gostei da dinâmica do dia (a intenção era boa, muito boa), mas... poucas coisas falavam ao coração daqueles jovens, e os impeliam a novas questões... muito pouco foi feito para os conseguir concentrar, sem os dispersar entre cafés e explanadas circundantes ao Mosteiro.
Cada vez mais sinto a necessidade de falarmos a mesma linguagem, com a mesma enfâse que os jovens nos interpelam; com a mesma radicalidade que Jesus propôs aos seus dicípulos, porque foi isso que os tornou fortes depois da Ressurreição quando cada um queria voltar para a sua vidinha.
Que estamos dispostos a fazer? Que contributo queres dar cada vez que organizas uma actividade com um grupo de jovens? Como queres falar? Como estás disposta a participar? Passiva ou activamente? Será que o teu coração está em «alta tensão» com as cordas de uma viola, que vibram cada vez que as tocas? Ou está frouxo como cordas gastas e velhas de um estendal de roupa?
Desafio-te a retomares a tua vida e a re-começar a viver em ALTA TENSÃO em direcção a Jesus que te chama e interpela!!!
Vem e Vê!!! É o apelo nesta Semana de Oração pelas Vocações!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 Presenças:

Ritinh@ disse...

Olá Irmã Sofia!
Eu gostei tanto da Jornada Diocesana...
Falou-me muito ao coração, e da partilha que fiz com o meu grupo, eles também gostaram muito. Senti que aquele dia tinha mudado um pouco o coração de cada um... e que os fez reflectir!
Foi um dia marcante na minha caminhada!

Um beijinho,
Ana Rita

Ritinh@ disse...

Olá Irmã Sofia!
Eu gostei tanto da Jornada Diocesana...
Falou-me muito ao coração, e da partilha que fiz com o meu grupo, eles também gostaram muito. Senti que aquele dia tinha mudado um pouco o coração de cada um... e que os fez reflectir!
Foi um dia marcante na minha caminhada!

Um beijinho,
Ana Rita